O seu curriculum vitae deverá ser simples e conciso, de forma a captar e reter a atenção, pelo que molduras, bullets muito trabalhados ou uma mancha gráfica muito densa enfraquecem a sua candidatura.
Seja assertivo! Opte por apresentar a experiência e a formação de forma cronológica, começando da mais recente para a mais antiga.
Adapte o seu curriculum vitae à empresa a que se candidata, mantendo a sua própria personalidade, faça-os sentir que é a Pessoa certa para o cargo e que a empresa é ideal para si. Pode também incluir uma carta de apresentação e/ou motivação mais subjetiva e pessoal, mas também simples e direta.
Use verbos de ação como “conseguir, controlar, fazer, realizar, liderar” e prefira frases curtas e assertivas. Mostrará capacidade de síntese e objetividade, ao mesmo tempo que valorizará a sua experiência e manterá a atenção do recrutador.
Os erros ortográficos e gramaticais são o pior cartão de visita, pois indicam falta de cuidado e interesse. Adote uma linguagem cuidada e formal, tendo a preocupação de manter o mesmo registo em todos os documentos.
Procure conhecer bem a cultura e os valores da empresa para saber precisamente o que esperam de si e esteja preparado para se adaptar à entrevista, por exemplo, se no seu curriculum vitae refere que fala línguas estrangeiras, é provável que esta competência seja testada, pelo que estar preparado para todas as possibilidades reduz o stress e aproxima-o do seu objetivo.
Procure chegar cerca de dez minutos antes da hora e relaxe um pouco antes da entrevista, mas, caso se atrase, ligue antecipadamente a avisar.
Esteja atento a tudo o que o entrevistador disser para que possa responder corretamente. Não se perca nos seus pensamentos ao tentar antecipar aquilo a que vai responder. Esteja calmo e relaxado e ponha todos os seus sentidos no que o entrevistador lhe diz, será mais fácil para si responder e reter factos interessantes que poderá retomar mais adiante.
Assim não terá de improvisar. Para que tipo de questões se pode preparar? Por exemplo,quais são os seus pontos fortes? Que aspectos do seu comportamento pensa que pode melhorar? Se atingiu ou não os seus objetivos. Expectativas financeiras, etc. Além disso, é também importante que tenha preparado perguntas para fazer ao entrevistador, como por exemplo se existem possibilidades de promoção ou mobilidade, se há cursos de formação interna, etc. Desta forma, saberão que está realmente interessado na função.
No final da entrevista, é importante que o recrutador se lembre de si pelos melhores motivos, despeça-se sorrindo e mostre-se disponível para uma nova conversa.
Faça exercício físico, arranje um novo hobby, faça voluntariado… aqui o objetivo é que se sinta bem e que tenha entusiasmo para se manter ativo. Valorize o tempo livre pensando que; não tarda; estará a trabalhar sem tanto tempo para despender nestas atividades.
A sensação de ter tarefas cumpridas e o seu espaço organizado dá-lhe uma sensação de controlo e gestão que podem ser muito gratificantes. Aproveite e ponha de parte aquele outfit especial para quando surgir uma entrevista.
Ler é uma atividade que ajuda a relaxar, aumenta a concentração, melhora o vocabulário e estimula a criatividade. Antes dizer que ler não é do seu agrado, escolha um livro com um tema interessante para si e deixe-se envolver na história.
Pratique o diálogo para quando for à sua próxima entrevista de trabalho; e oiça a opinião dos outros. Se possível, fale até com um desconhecido num café e treine também a criação de empatia.
Melhore o seu nível de inglês ou faça um curso de Excel avançado. Existem muitos cursos online gratuitos que podem torná-lo um candidato mais valioso e ajudam a não ter “espaços em branco” nas datas do seu curriculum vitae.