A indústria de bens de consumo continua a evoluir para oferecer ao consumidor mais valor, mais personalização, mais conetividade e uma melhor experiência. No entanto, os últimos anos mostraram como a infraestrutura que torna tudo isto possível é vulnerável a perturbações.
À medida que a indústria enfrenta expectativas cada vez maiores dos consumidores, tem também de afrontar um contexto marcado pela incerteza económica, pela instabilidade geopolítica, os desequilíbrios nas cadeias de abastecimento e a escassez de talento. Esta situação é agravada pela crescente necessidade talento com novas competências, por parte dos empregadores, com muitas empresas em todo o mundo a lutar para encontrar os trabalhadores de que necessitam.

Transformação da CX

Para se manterem competitivas, as empresas do setor de bens de consumo devem transformar a sua experiência do cliente (CX). Ao mesmo tempo, é vital promover uma cultura de inovação contínua e estratégias ágeis de gestão de talento. 

As empresas que se adaptarem proactivamente a estas tendências, não só vão aumentar a satisfação do cliente, como também reforçar a sua posição na guerra pelo talento.
A maioria dos consumidores (71%) espera que as empresas forneçam conteúdo personalizado. Desses clientes, 67% afirmam que ficam insatisfeitos quando as suas interações com as empresas não são adaptadas às suas necessidades. - McKinsey

Acelerar a Reinvenção

Numa era marcada por rápidos avanços tecnológicos e expectativas em evolução por parte dos consumidores, as empresas devem abraçar a inovação digital para se manterem competitivas. Esta transformação engloba a adoção de tecnologias de ponta, como a Inteligência Artificial (IA), big data analytics e a Internet das Coisas (IoT), que otimizam as operações, melhoram a eficiência da cadeia de abastecimento e oferecem experiências de consumo personalizadas.

No entanto, a maioria dos empregadores (63%) em todo o mundo afirma que a escassez de competências será a sua maior barreira à inovação até 2030.
A IA generativa pode aumentar o valor das ferramentas tradicionais de IA entre 15 a 40%. Para o setor global de bens de consumo, esta oportunidade está estimada entre 160 a 270 mil milhões de dólares em receitas anuais adicionais. - McKinsey

IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • À medida que a IA e a automação redefinem a experiência do consumidor, aumenta a procura daquelas competências que os empregadores deste setor, em todo o mundo, já dizem ser as mais difíceis de encontrar.
  • É fundamental encontrar o talento ou os parceiros externos certos para melhorar continuamente a experiência digital do utilizador
  • Os empregadores devem investir em especialistas em cibersegurança, profissionais de IA ética e especialistas em compliance para proteger informações confidenciais e manter a confiança do consumidor.
  • Apesar das necessidades crescentes, menos de metade (39%) dos trabalhadores do setor de bens e serviços de consumo afirma ter recebido formação adicional nos últimos seis meses.
COMO A MANPOWER PODE AJUDAR:
  • Soluções de Contact Center e Gestão da Experiência do Cliente: plataforma onmicanal, processos otimizados, SLAs e talento comprometido.
  • Outsourcing de Soluções 360º de Gestão da Experiência do Cliente: gestão online e lojas físicas
  • Soluções de Staffing, Gestão Operacional e Recrutamento Direto: somos especialistas em recrutamento nas áreas de sales & marketing.  
  • Manpower Academy: desenvolvemos programas alinhados com as necessidades das empresas, por forma a desenvolverem a literacia digital e de data protection.

Aumentar a Resiliência

A resiliência da cadeia de abastecimento é fundamental para os empregadores de bens de consumo. Numa era marcada por eventos globais imprevisíveis, desde catástrofes naturais a tensões geopolíticas, uma cadeia de abastecimento robusta garante a continuidade e atenua os riscos.  
A proporção de CEOs e COOs que reportam planos para trazer as cadeias de abastecimento para mais perto da casa-mãe ou dos principais mercados aumentou para 81%, vs. 63% em 2022. - Bain & Company
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • Os líderes empresariais terão de encontrar fontes não exploradas de capital humano, à medida que a produção regressa a mercados desenvolvidos que já enfrentam escassez de talento qualificado.
  • Intensificar os esforços de requalificação e capacitação nos mercados onde se instalam novas infraestruturas de produção tornar-se-á cada vez mais importante.
COMO A MANPOWER PODE AJUDAR:
  • Soluções de Staffing, Gestão Operacional e Recrutamento Direto: somos especialistas em recrutamento nas áreas de indústria.
  • Com uma vasta experiência em soluções de Outsourcing para o sector industrial, a Manpower disponibiliza processos e metodologias próprios, orientados para a produtividade, flexibilidade operacional e satisfação do cliente.
  • Manpower Academy: desenvolvemos programas alinhados com as necessidades das empresas, por forma a desenvolverem as competências que vão suportar as suas estratégias de crescimento.

Novos Modelos de Negócio e Mais Sustentabilidade

As crescentes expectativas dos consumidores em relação a um consumo ético, juntamente com o escrutínio dos investidores em relação ao desempenho ambiental, social e de governance (ESG), estão a gerar mudanças estruturais na aquisição de talento, nos modelos operacionais e nas arquiteturas das cadeias de abastecimento.
 
Mais de dois terços (68%) dos empregadores de bens de consumo afirmam que estão a planear recrutar talento verde.

 

Em 2024, há 73% dos consumidores que se preocupam com a sustentabilidade que estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. No entanto, apenas 41% dos consumidores afirmam ter informações suficientes para comprar de forma sustentável. - IBM
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • Procura crescente de talento com competências “verdes”, tais como manutenção de veículos elétricos, a química verde ou remanufactura.
  • A falta de informação - só 41% dos consumidores afirmam sentir-se informados sobre compras sustentáveis - exige uma força de trabalho qualificada em data analytics e comunicação.
COMO A MANPOWER PODE AJUDAR:
  • Soluções de staffing e recrutamento direto de perfis operacionais nas áreas de sustentabilidade e green jobs.

O estudo Global Insights – Tendências do Mundo do Trabalho no Setor de Bens e Serviços de Consumo analisa as principais tendências que afetam atualmente a indústria de bens de consumo e as suas empresas e trabalhadores.

 

  • Como é que as marcas globais estão a reinventar as suas estratégias de transformação digital para acelerar a inovação?
  • De que forma é que tendências globais como a incerteza geopolítica e a adoção da IA estão a mudar o futuro do retalho?
  • O que é que os líderes empresariais podem fazer para adaptar as suas estratégias de talento para o futuro, à medida que o ritmo da mudança acelera?