A transformação global no sentido da sustentabilidade dos negócios abre caminho para um dos períodos de inovação mais estimulantes para a gestão do Talento, desde a revolução industrial. 
 
Esta inovação será acelerada pela adoção simultânea e crescente de ferramentas de inteligência artificial e de Machine Learning cada vez mais sofisticadas. Será também impulsionada pela crescente procura, por parte de governos, investidores,
trabalhadores e consumidores, por ações mais audazes e transparência na resposta às alterações climáticas.
 
A base desta transformação global, na sustentabilidade dos negócios, está numa mão de obra qualificada e inovadora.
 

Principais Tendências em Sustentabilidade e Green Jobs

O ManpowerGroup apresenta as principais tendências que os líderes organizacionais devem considerar ao refletir sobre o futuro do trabalho e a economia verde.

Tendência Um

A Nova
Geração
Verde
tendencia1

Tendência Dois

tendencia2
Green Giant -
Ação Governamental
tendencia3

Tendência Três

Levar a Sério
as Questões
da ESG

Tendência Quatro

Aceleração na
Adoção da Green
Tech
tendencia4

Tendência Cinco

tendencia5
O Novo "Collar" no
Trabalho: Verde

A Nova Geração Verde

A transição para modelos verdes está a ganhar força junto dos consumidores, e os líderes empresariais globais estão cada vez mais atentos a esta questão. 

Permanecer em silêncio em relação à sustentabilidade e à transição para modelos verdes já não é uma opção viável.
A nível global, 51% dos consumidores, de todas as gerações, afirmam que a sustentabilidade é mais importante para eles do que era há 12 meses. Além disso, 49% afirmaram ter pago um valor adicional por um produto mais sustentável nos últimos 12 meses.1
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • A liderança em sustentabilidade pode ser um fator de diferenciação no marketing de recrutamento.
  • A comunicação interna da liderança em sustentabilidade reforça a retenção em todas as gerações, e especialmente entre os trabalhadores da Geração Z .
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Fornecemos soluções globais com as quais respondemos às necessidades de todo o ciclo de gestão do talento: atração e aquisição, upskilling e desenvolvimento, e retenção e compromisso.

Levar a Sério as Questões da ESG

A ESG está a evoluir rapidamente para um padrão global de atuação nos negócios. Apesar disso, o progresso no “E” e no desenvolvimento de uma ação climática positiva, e a definição daquilo que é o “S”, e como medi-lo, ainda são desafiantes para muitas organizações.
Quase 8 em cada 10 organizações definiram uma estratégia de ESG, ou estão em processo de a planear, mas 94% das empresas a nível global e 91% em Portugal carecem do talento necessário para implementar os seus objetivos.5

A UE recentemente ampliou o seu Pacto Ecológico Europeu, com a introdução Green Deal Industrial Plan, para apoiar o seu objetivo de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050.
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • Os incentivos locais para a formação dos trabalhadores podem ajudar a reduzir, de forma rentável, os défices de competências ecológicas. 
  • A aposta no Upskilling é cada vez mais necessária, com o Fórum Económico Mundial a estimar que 61% da força de trabalho global precisará de formação adicional até 2027.7 
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Manpower Academy: desenvolvemos programas alinhados com as necessidades das empresas, por forma a desenvolverem as competências que irão suportar as suas estratégias de sustentabilidade.
  • Capacitamos os alunos com as competências necessárias para desenvolver uma carreira nos Green Jobs, hoje em rápido crescimento.

Aceleração na Adoção da Green Tech

A convergência de uma crescente procura por mais sustentabilidade e da rápida evolução da tecnologia estão a criar oportunidades cada vez mais lucrativas para as empresas capitalizarem a economia verde global.
Nos EUA, a Inflation Reduction Act de 2022 inclui 369 milhões de dólares em incentivos à tecnologia para combater as alterações climáticas. Seis meses após a sua entrada em vigor, estima-se que tenha ajudado a criar 100.000 novos empregos no setor das energias limpas.
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • A transição verde poderá criar até 30 milhões de empregos, a nível mundial, no setor das energias limpas, eficiência e tecnologias de baixas emissões, até 2030.
  • Os empregadores receiam que a incapacidade de atrair talento (53%) e a falta de competências nos mercados de trabalho locais (60%) sejam os maiores obstáculos à transformação das suas empresas.
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Experis: soluções de atração de talento IT e recrutamento especializado nas áreas de sales & marketing, engenharia ou logística.
  • Manpower: soluções de staffing e recrutamento direto de perfis operacionais nas áreas de sustentabilidade e green jobs.

O Novo "Collar" no Trabalho: Verde

Num recente estudo global a empregadores, mais de metade afirmaram que os investimentos na transformação dos seus negócios no sentido da sustentabilidade e da aplicação de standards de ESG serão criadores de emprego na sua organização. 
Os empregadores, em todos os setores, estão mais interessados em recrutar para competências verdes em funções técnicas especializadas, tais como Indústria e Produção (36%) e Operações e Logística (31%). Mas também em TI & Data (30%), Vendas e Marketing (27%), Engenharia (26%), Administração (25%) e Recursos Humanos (25%).
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • Os empregadores precisam de otimizar a planificação estratégica da força de trabalho para atrair, contratar e fidelizar trabalhadores, num contexto de crescente procura de talento verde.
  • Os esforços globais de upskilling e reskilling devem ser amplificados para responder à escassez de competências verdes.
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Manpower: soluções de staffing e recrutamento direto de perfis operacionais nas áreas de sustentabilidade e green jobs.
  • Manpower Academy: desenvolvemos programas alinhados com as necessidades das empresas, por forma a desenvolverem as competências que irão suportar as suas estratégias de sustentabilidade.
A transformação no sentido de uma maior sustentabilidade deverá ser bem-sucedida num contexto em que o envelhecimento da força de trabalho nas economias mais desenvolvidas faz com que o talento humano qualificado seja um recurso cada vez mais limitado. 

Isto significa que os líderes devem, não só inovar para melhorar a eficiência ambiental da sua organização, mas também aplicar o mesmo racional para aproveitar ao máximo o potencial do seu capital humano. As organizações que conseguirem otimizar a forma como contratam, formam, fidelizam e aplicam o talento serão os líderes da economia verde do futuro.