A indústria de bens de consumo continua a evoluir para oferecer ao consumidor mais valor, mais personalização, mais conetividade e uma melhor experiência. No entanto, os últimos anos mostraram como a infraestrutura que torna tudo isto possível é vulnerável a perturbações.
À medida que a indústria enfrenta expectativas cada vez maiores dos consumidores, tem também de afrontar um contexto marcado pela incerteza económica, pela instabilidade geopolítica, os desequilíbrios nas cadeias de abastecimento e a escassez de talento. Esta situação é agravada pela crescente necessidade talento com novas competências, por parte dos empregadores, com muitas empresas em todo o mundo a lutar para encontrar os trabalhadores de que necessitam.

Principais tendências que afectam o setor de Bens e Serviços de Consumo – Impacto na Gestão de Talento

Os Consumidores Querem Mais e as Marcas Estão a Adaptar-se

As marcas estão a responder à incerteza global aproximando-se dos consumidores e concentrando-se nas necessidades não satisfeitas. Isto inclui o desenvolvimento de modelos de negócio omnicanal e direto ao consumidor, ao mesmo tempo que aumentam as exigências relativamente a uma experiência de consumo digital, personalizada e em constante melhoria.
O serviço oferece uma oportunidade: 55% dos problemas de serviço ao cliente não são resolvidos e 36% dos consumidores afirmam estar insatisfeitos com uma experiência recente de serviço ao cliente – Qualtrics

A Transformação do Retalho

A inovação no setor está a aumentar, indo mais além do comércio eletrónico, para oferecer experiências omnicanal sem atritos. Novos formatos de retalho estão também a evoluir para satisfazer a crescente procura de experiências únicas por parte dos consumidores
Os retalhistas estão a aumentar os investimentos em tecnologia de loja para se diferenciarem num mercado dinâmico - Embora os consumidores tenham migrado para os canais digitais, a loja física continua a ser "o destino de compras preferido” - Gartner
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • É fundamental encontrar o talento ou os parceiros externos certos para melhorar continuamente a experiência digital do utilizador 
  • Transferência da procura dos trabalhadores da linha da frente do sector retalhista para a logística e distribuição, a manutenção e o serviço ao cliente
  • A pressão sobre os preços aumentará a urgência da otimização dos custos do trabalho 
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Soluções de Contact Center e Gestão da Experiência do Cliente – plataforma onmicanal, processos otimizados, SLAs e talento comprometido 
  • Outsourcing de Soluções 360º de Gestão da Experiência do Cliente: gestão online e lojas físicas
  • Soluções de Staffing, Gestão Operacional e Recrutamento Direto. Somos especialistas em recrutamento nas áreas de logística e retalho.

Novos Modelos de Negócio e Mais Sustentabilidade

Novos atores e modelos de negócio estão a entrar no mercado para transformar as formas tradicionais de retalho e serviço ao consumidor. Para satisfazer a procura de conveniência digital, os modelos de negócio de acesso em vez de propriedade, como o Airbnb, continuam a crescer. As startups verdes também estão agitar o mercado com alternativas mais sustentáveis aos produtos tradicionais.
Até 2026, 60% dos OEM adotarão uma conceção de produtos orientada para a sustentabilidade, utilizando a gestão do ciclo de vida dos produtos para acompanhar as principais métricas de engenharia, fabrico, fornecedores e serviços - IDC
IMPACTOS NA GESTÃO DE TALENTO:
  • O crescimento dos modelos de negócio “as-a-service” e modelos sustentáveis aumentará o valor da reutilização. A procura de empregos verdes aumentará para funções como a logística inversa ou o reacondicionamento 
  • Procura crescente de talento com competências “verdes”, tais como manutenção de veículos elétricos, a química verde ou remanufactura
AS NOSSAS SOLUÇÕES:
  • Soluções de staffing e recrutamento direto de perfis operacionais nas áreas de sustentabilidade e green jobs

O estudo Global Insights – Tendências do Mundo do Trabalho no Setor de Bens e Serviços de Consumo analisa as sete principais tendências que afetam atualmente a indústria de bens de consumo e as suas empresas e trabalhadores.

 

  • Como é que o comportamento de compra dos consumidores está a mudar?
  • O que estão as marcas líderes a fazer para aprofundar a relação com os consumidores apesar da incerteza económica?
  • Quais são as implicações para a gestão do talento?